A DOENÇA DE LESÃO MÍNIMA
A Doença de Lesão Mínima — ou Nefropatia por Lesão Mínima - é um transtorno que pode levar à Síndrome Nefrótica, embora os rins pareçam normais se examinados por um microscópio comum.
Na Doença de Lesão Mínima, ocorrem danos nos glomérulos, as unidade funcionais responsáveis pela filtração do sangue e produção da urina.
A Doença de Lesão Mínima é a causa mais comum de Síndrome Nefrótica em crianças. Também pode ser encontrada em adultos, mas não com a mesma frequência.
Síndrome Nefrótica é uma condição caracterizada por importante proteinúria —perda de proteína na urina —, um número muito pequeno ou ausente de hemácias na urina, hipoalbuminemia e edema.
Os sintomas da Síndrome Nefrótica incluem urina de aparência espumosa, perda de apetite, ganho de peso por retenção de líquido e inchaço, principalmente ao redor dos olhos, pés, tornozelos e abdômen.
Durante o exame físico, o médico pode não notar muito mais além do inchaço, mas exames de sangue e urina revelam colesterol elevado no sangue, altas taxas de proteína na urina e baixa concentração de albumina no sangue.
As causas da Doença de Lesão Mínima são desconhecidas. Ela não reduz a quantidade de urina produzida e raramente progride para Insuficiência Renal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão ou dicas de artigos aqui: