Minha lista de blogs

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF)

A Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF) é uma das causas de doença dos glomérulos mais comuns em adultos.
Glomérulo é uma das partes do néfron, a unidade funcional dos rins. Essas pequenas estruturas globulares compostas de vasos sanguíneos capilares são as principais responsáveis pela filtração do sangue para formar a urina.
A GESF pode ter origem primária no próprio rim ou ser secundária, ou seja, decorrente de problemas orgânicos como infecções virais, uso de drogas e muitas outros.
É uma doença que causa proteinúria assintomática com ou sem insuficiência renal. Geralmente, é progressiva, sendo responsável por cerca de 2,3% dos pacientes que evoluem para Doença Renal Crônica.
O traço clínico mais comum da GESF é a Síndrome Nefrótica, uma condição que se caracteriza por edema generalizado, proteinúria maciça, hipoalbuminemia e hiperlipidemia.
As formas mais graves de GESF são caracterizadas por hipertensão arterial grave, piora da proteinúria e uma avanço mais rápido para Doença Renal Crônica.
O exame físico de pacientes com GESF pode evidenciar derrame pleural, ascite, dor abdominal e hipertensão arterial graves. Já os exames laboratoriais costumam encontrar grande quantidade de proteína na urina (proteinúria), concentração baixa de albumina no soro e hiperlipidemia. No entanto, embora os sinais e sintomas clínicos sejam bastante sugestivos, o diagnóstico de GESF só é estabelecido pela biópsia renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou dicas de artigos aqui: